sábado, 20 de setembro de 2008

"Pneu indestrutível"


Um dos problemas que o exército norte-americano está enfrentando no Iraque são as IEDs (Improvised Explosive Devices), ou Explosivos improvisados. Isso é na verdade um nome complicado para bombas caseiras, que são feitas por combatentes paramilitares.

Esses explosivos são relativamente fracos quando comparados aos de fabricação industrial, mas têm força de sobra para estourar o pneu de um Hummer ou de quase qualquer outro veículo militar. Uma tropa que não pode se locomover é um alvo fácil.

A solução para isso é criar um novo tipo de pneu que não apenas não dependa da pressão do ar como agüente impactos e danos mais sérios. A solução encontrada foi substituir a câmara de ar por uma estrutura sólida, revestida com uma camada de borracha para aumentar a aderência.

A estrutura consiste de hexágonos e trapézios vazados. Caso haja uma explosão, há espaço para que fragmentos atravessem o pneu sem causar grandes danos à estrutura. Outra vantagem é que, como a força fica dividida entre toda a estrutura, mesmo que 30% das paredes internas sejam danificadas, o pneu continua funcional.

A tecnologia foi batizada de NPT (non-pneumatic tire, ou em português “pneu não pneumático), por não necessitar de ar. A empresa responsável pelo design é a Resilient Technologies, que recebeu mais de US$ 18 milhões do governo dos EUA para desenvolver o projeto.

É possível que, no futuro, essa tecnologia seja levada para os veículos de civis, o que seria excelente: já pensou em não ter de trocar o pneu nunca mais? A única coisa que precisaria ser trocada eventualmente seria a tira que envolve a estrutura. Pneu furado seria coisa do passado!

Nenhum comentário: