segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lotus: Novos conceitos... novos padrões


Quando alguém fala de carros ecológicos, logo pensamos nos modelos híbridos como o Prius, que hoje faz muito sucesso no mercado, ou em carros elétricos que sempre são mostrados pelas grandes montadoras na forma de conceitos mirabolantes. Mas será que a única coisa de um carro que prejudica o meio ambiente é o gás carbônico?


E todos os solventes usados? O plástico das peças? Os tecidos sintéticos? Há muito mais envolvido na produção de um carro que traz males à natureza. Pensando nisso, a Lotus bolou um novo modelo de seu carro Elise que revoluciona em muitos pontos. A sustentabilidade é o conceito central por trás deste carro.


A idéia principal é algo que a empresa chama de “Os 3 Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A parte de redução é bem ampla. O carro pesa 32 quilos a menos do que o Elise S disponível no mercado, o que significa que o motor apresenta performance melhor e economiza combustível.


Além disso, a redução se alastra para o próprio processo de produção: a pintura foi modificada, e agora usa substâncias com menos solventes e mais água, reduzindo os detritos do processo de pintura. Além disso, grandes melhoras nas fábricas da Lótus, incluindo um extensivo treinamento de seus funcionários, reduziram o consumo geral de energia em 14%, o consumo de combustível em 30% o consumo de água em 11%.


A reciclagem é auto-explicativa, e é algo que todos deveríamos estar fazendo. A lótus tomou a dianteira, e hoje recicla quase 60% de todo o lixo que produz.


O carro em si inova em vários aspectos. Sobre o teto foram instalados painéis solares para reduzir o consumo de energia da bateria e aumentar sua vida útil. As partes de tecidos e fibras misturam materiais sintéticos com cânhamo e sisal, provenientes de fontes sustentáveis.

O processo resulta em tecidos resistentes e duráveis, mas que também são biodegradáveis evitando danos profundos ao meio ambiente. O cânhamo também foi utilizado nos painéis da carroceria do carro, o que os tornou mais leves e flexíveis. Isso tornou o carro, ainda por cima, mais seguro para o motorista.

Esse modelo foi mostrado no Salão do Automóvel Britânico, que aconteceu em Londres. Ainda não há informações sobre quando este carro estará disponível, mas a Lótus afirmou que tem planos sérios de produzi-lo e de adotar muitos dos materiais criados em seus novos carros.

Será que alguma outra empresa está prestando atenção? Já era hora de alguém tentar alguma coisa nova no mercado de autos!


fonte: Onne

Nenhum comentário: