domingo, 3 de agosto de 2008

Tendências Trendwatching - Status Sphere

Primeira tendência identificada pelo Trendwatching: Status Sphere - Reavaliar o conceito de status.

Para entendermos esta primeira tendência de consumo, vamos falar sobre a décima primeira edição do relatório anual de riqueza, publicado pelas empresas Capgemni e Merryll Lynch:

O número de indivíduos com mais de um milhão de dólares investidos em ativos financeiros, os chamados High Net Worth Individuals (HNWIs), cresceu 8,3% de 2005 para 2006, atingindo a marca de 9,5 milhões de pessoas. No Brasil, foram contabilizados 120 mil HNWIs, o que representou um crescimento de 10,1% em relação a 2005. Já os Ultra High Net Worth Individuals (Ultra-HNWIs), ou pessoas com um ativo financeiro superior a US$ 30 milhões, representam 94.970 pessoas espalhadas pelo mundo.

O Brasil, a Rússia, Índia e China (BRIC) grupo dos países emergentes continuam em 2008 a ter importância na economia global. Além do número de milionários ter crescido a classe média, principalmente nestes países, cresce muito.

Diante deste cenário, o Trendwatching sugere que é primordial reavaliarmos o que é status e o conceito de luxo. Com toda essa nova riqueza no mundo, milhões de pessoas com acesso aos mesmos produtos premium, às mesmas marcas Premium, vemos que as ofertas ditas Premium, estão perdendo seu valor, justamente por seu conceito ser “acessível a poucos”. Portanto, podemos sugerir que produtos de luxo, hoje, devem ter formas exóticas e também preços mais altos e realmente edições muito limitadas.

Notem um exemplo: o príncipe da Arábia Saudita, Alwaleed bin Talal, comprou para uso próprio um Airbus de US$ 320 milhões com outros US$ 100 milhões transformou o avião em um palácio voador com 3 quartos, lounges, banheiros, escritórios e academia. Apesar dos valores altíssimos, a Airbus espera vender mais 20 exemplares do avião super VIP.


Nenhum comentário: