Clientes de TV pela internet crescem 64% em 2008, diz Gartner. As assinaturas mundiais de plataformas de televisão pela internet estão a caminho de alcançar 19,6 milhões de clientes em 2008, o que representa um aumento de 64% sobre o ano passado, de acordo com analistas da Gartner.
É previsto que o faturamento de televisão transmitida por protocolo de internet (IPTV) atinja 4,5 bilhões de dólares, uma alta de 93,5% em relação a um ano antes. O Leste Europeu apresenta o maior número de assinantes de IPTV e os Estados Unidos representam o maior mercado em receitas.
A empresa prevê que 1,1% dos domicílios do mundo usarão IPTV em 2008, e espera que esse número aumente para 2,8% até 2012.
"A maior mudança desde 2007 é o rápido advento de novos personagens atuando no mercado de consumo de vídeo e pressionando com forte demanda os operadores de IPTV a inovar", disse o pesquisador Elroy Jopling, da Gartner.
O instituto de pesquisas citou como parte dos novos competidores portais como o YouTube e o Joost e redes sociais como o MySpace e o Facebook.
"Antes de 2008, e ênfase dos operadores de IPTV estava na expansão de sua marca e na tentativa de achar uma solução para cabo e satélite", disse Jopling. "No futuro, especialmente nos mercados desenvolvidos, nós veremos uma ênfase em inovação e serviços diferenciados de TV paga".
A Gartner define IPTV como uma rede fornecida por banda larga que propicia imagem de televisão com qualidade e conteúdo de vídeo para TV por meio de um set-top-box. Conteúdo fornecido pela internet ou somente para um computador não é incluído.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário