Embora as imagens assustem um pouco, tanto o "Mackon Jackson" sem nariz da foto acima ou o nerd de roller da foto abaixo, elas servem para ilustrarem um novo grupo de consumidores que cresce no cenário global chamado Scuppies. Ao contrário destas imagens, os fundamentos dos Scuppies são bem interessantes.
Segundo a pesquisa do jornal "London Times" os Scuppies (Standing for Socially Conscious Upwardly Mobile Persons) são um híbrido de hippies e yuppies, considerados os mais influentes desta geração por se importar com o meio-ambiente e causas sociais, e ao mesmo tempo dão importância à qualidade de vida, seguem tendências de moda, gostam de viajar e se preocupam com o saldo bancário.
“Sou um profissional ambicioso. Gosto de coisas boas e procuro ter segurança e saúde. Mas não vou atrás dos meus objetivos sem ter uma consciência social”, diz o americano Chuck Faila, inventor do termo. Ele é também responsavél pelo “The Scuppie Handbook”, manifesto sobre o novo estilo de vida. “Nós queremos salvar o mundo, sim. Mas enquanto isso queremos aproveitar nossas vidas. Não acreditamos em compromisso. Ser eco-friendly não implica em abrir mão do prazer”, explica.
Traçando o perfil dos scuppies, a reportagem aponta como características do grupo ir ao Starbuck's tomar café apenas se tiver o selo Fair Trade (produto orgânico com certificado de comércio justo), ir a supermercados naturais e trocar a sacola de plástico por retornáveis e usar lençóis de algodão orgânico para dormir. E não é só isso. A glamourização do socialmente correto e conscientização ecológica é regra entre as pessoas dos altos níveis da sociedade, dando lugar a um novo tipo consciência. “Gastos e consumismos excessivos estão fora de moda”, escreve Chuck.
“Você não vai encontrar em scuppie preso a um pau-brasil no meio da floresta amazônica ou protestando sobre o tanque de óleo. Você vai encontrá-lo nas aulas de yoga e nas cafeterias orgânicas", explica.
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