Pesquisa da Dynamic Logic sugere que o celular pode ser uma mídia eficiente para estratégias de branding
A publicidade em celular, encontrada tanto em sites configurados para esta mídia, como em aplicativos rodados no aparelho, tem potencial para impactar de maneira efetiva a lembrança da marca, mesmo considerando-se a pouca taxa de penetração desta mídia. A conclusão está num estudo da Dynamic Logic, que comparou os efeitos de 21 campanhas em 20 mil pessoas, separadas entre as que foram e as que não foram expostas à este tipo específico de publicidade.
A empresa averiguou que, em média, a lembrança de uma marca aumenta em 24% no grupo que foi afetado pela propaganda no celular. Além disso, foi notado aumento para esta faixa também em quesitos como associação à mensagem (+12,2%), popularidade da marca (+5,4%) e intenção de compra (+4,7%), o que, segundo a empresa de pesquisa, mostra a capacidade do celular para mudar as atitudes dos consumidores no que tange à marca e à atitude de compra.
As campanhas analisadas eram relativas a produtos e serviços de áreas como automotiva, eletrônicos, entretenimento, serviços financeiros, varejo, telecomunicações e viagens.
Por outro lado, a Dynamic Logic apontou que a pouca idade desta mídia pode influenciar no resultado. As pessoas prestariam mais atenção à publicidade, já que ela é apresentada numa tela menor á que estão acostumadas e estão localizadas num ambiente menos poluído do que a internet. "Outras pesquisas e análises de campanhas precisarão ser feitas para auxiliar os anunciantes a entender as melhores estratégias para obter o melhor dos dispositivos mobile", afirma a empresa em comunicado. Ou seja, quando o celular se popularizar como mídia para publicidade, os resultados de lembrança de marca tendem a diminuir.
A empresa lembrou que os investimentos em publicidade para esta mídia estão hoje na casa de US$ 5 bilhões por ano no mundo, devendo triplicar até 2011, segundo dados da eMarketer, que também apontou que apenas 13% da publicidade para celular têm a intenção de expôr a marca, sendo que os outros 87% utilizam a mídia como ferramenta de marketing direto, buscando respostas imediatas.
Fonte: Meio e Mensagem
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