Em sua terceira edição, a pesquisa Kids Experts, realizada pelo Cartoon Network e apresentada nesta terça-feira, 26, aprofundou o estudo sobre o comportamento de meninos e meninas na faixa de sete a 15 anos. Os resultados mostram que é cada vez mais comum o uso simultâneo de canais de comunicação, informação e entretenimento. Segundo o trabalho, 73% dos pesquisados têm o hábito de combinar a utilização de diversos aparelhos, como a TV e o computador.
Os garotos estão mais focados em atividades de entretenimento. No total, 75% declararam ter videogame, e 65% já participaram de jogos online.
Com o título "Dos imigrantes aos nativos digitais", os pesquisadores consultaram quase 7 mil usuários do site do Cartoon Network. Além disso, recorreram ao método de "observação com registro", no qual as mães de meninos e meninas anotavam em diário o comportamento dos filhos no campo da interação comunicativa e informativa. O estudo envolveu ainda a realização de focus groups com pais, bem como visitas programadas a residências para observação.
De acordo com o trabalho, o computador é o aparato mais utilizado em conjunto com outros canais, presente em 57,5% das combinações entre meios. O celular é o aparelho que leva mais tempo a ser incorporado, pois seu uso constante se registra a partir de nove ou dez anos de idade.
Segundo a Kids Experts, há uma clara diferença entre os hábitos de meninas e meninos. Elas são mais talhadas para ações multitarefa. No total, 79% dizem desenvolver alguma outra atividade enquanto acessam, por exemplo, um site na Internet. A porcentagem de meninos com essa conduta de simultaneidade é de 70%. O trabalho mostra também que as meninas tendem a focar mais suas atividades em comunicação, ao passo que os meninos buscam mais o entretenimento.
Cerca de 70% das garotas utilizam programas de comunicação instantânea. Das pesquisadas, 46% usam o MSN todos os dias, e 22% passam de uma a duas horas em atividades de comunicação por esse canal. No total, 23% das meninas declaram ter blog, fotolog ou videolog, contra 17% dos meninos.
Os garotos estão mais focados em atividades de entretenimento. No total, 75% declararam ter videogame, e 65% já participaram de jogos online.
A pesquisa mostra também que os meninos e meninas entram cada vez cedo em contato com o mundo digital. Das crianças entre sete e nove anos, 77% entraram pela primeira vez em um site de comunidade online quando ainda tinham entre cinco e oito anos de idade. Duas em cinco crianças consultadas já trocaram conteúdo de mídia na web. Cerca de 20% já postou algum vídeo no Youtube.
"Nosso estudo é relevante para aprimorarmos o produto que oferecemos ao público, mas também para que nossos parceiros conheçam em detalhes esse segmento em constante transformação", afirma Rafael Davini, vp de publicidade da Turner.
Segundo Renata Policicio, responsável pela coordenação da pesquisa, os resultados mostram que uso cruzado de diversas tecnologias e canais ocorre cada vez mais cedo. "Essa geração, diferentemente das outras, tem acesso desde muito cedo ao mundo digital", afirma. "Eles não são necessariamente mais inteligentes que os representantes das gerações anteriores, mas crescem multiconectados e tornam cada vez mais capacitados para as ações multitarefa".
Fonte: Meio e Mensagem
(autor: Walter Falceta Jr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário