Em sua quarta edição, o Dossiê Universo Jovem MTV - que será apresentado ao mercado em 9 de setembro - mostra as principais tendências de comportamento da juventude (12 a 30 anos), ressaltando o interesse por questões relativas à preservação do meio-ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Nesse campo, a pesquisa identificou perfis distintos. Entre eles, estão os "comprometidos", que somam 17% do total de entrevistados. São aqueles preocupados, por exemplo, em reciclar o lixo doméstico, valorizar produtos biodegradáveis e prestigiar marcas de corporações ambientalmente responsáveis. Os "alienados", totalmente indiferentes ao tema, somam 16% dos pesquisados.
"Os resultados são alvissareiros porque exibem um processo de conscientização nessa área", analisa José Wilson Fonseca, diretor geral da MTV. "Entre os 'comprometidos' e os 'alienados', há muitos jovens que podem logo se agregar ao esforço por um mundo mais saudável".
Ainda segundo o estudo, 36% dos jovens acreditam que o Brasil se apresenta como um centro internacional de interesses, considerada a quantidade de recursos naturais disponíveis. Ao refletir sobre o futuro do planeta, duas preocupações se destacam: aquecimento global, para 34%; e escassez de água potável, para 24%.
Do total, 34% crêem que os países do chamado Primeiro Mundo acabarão por se apropriar da Amazônia e dos outros recursos naturais estratégicos brasileiros. Para 54%, os brasileiros não têm se esforçado para garantir a preservação desse patrimônio.
Questões estruturais, como fome, drogas, educação e trabalho, também figuram como motivos de apreensão para os pesquisados.
O trabalho mostra ainda um jovem cada vez mais multiconectado e integrado. Entre os jovens, 74% dispõem de um aparelho celular. Na faixa de 12 a 14 anos, esse índice chega a 56%. Entre os integrantes da classe A, 92% já fazem uso da telefonia móvel.
fonte: Meio e Mensagem (autor: Walter Falceta Jr.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário